Postagem em destaque

Carta aos Efésios: todos são família de Deus. Por frei Gilvander

terça-feira, 13 de junho de 2017

6ª pré-Romaria da 20ª Romaria das Águas e da Terra de MG, em Serras das Araras, no norte de Minas Gerais, no município de Chapada Gaúcha: sob as bênçãos de Santo Antônio.

6ª pré-Romaria da 20ª Romaria das Águas e da Terra de MG, em Serras das Araras, no norte de Minas Gerais, no município de Chapada Gaúcha: sob as bênçãos de Santo Antônio.


A partir das 16h00 do dia 10/6/2017, no distrito de Serra das Araras, município de Chapada Gaúcha, no norte de MG, onde está o Santuário de Santo Antônio que acolhe anualmente, na 1ª quinzena do mês de junho, uma das maiores romarias do norte e noroeste de MG, iniciamos a 6ª pré-Romaria no Rio Feio, fizemos uma Caminhada de uns 2 quilômetros, cantando “Romaria da terra faz o povo reunir, numa luta sem guerra, nós lutaremos por ti ...”
No microfone do carro de som denúncias foram feitas sobre as grandes agressões ao cerrado, às nascentes, aos córregos, veredas e rios da região, mas também foi anunciado várias resistências populares em curso. Ao Chegar ao santuário de Santo Antônio de Serra das Araras, como costume dos romeiros/as de Santo Antônio, demos três voltas ao redor do Santuário, depois um grande abraço no gramado existente diante do santuário. Várias lideranças falaram a todos/as enaltecendo a beleza e necessidade de organização do povo para em lutas coletivas defender aguerridamente o meio ambiente tão sacrificado.
Às 19h00, celebramos a missa no Santuário de Santo Antônio com as presenças de frei Gilvander, padre Tiago (pároco de Chapada Gaúcha) e do reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Serra das Araras, padre Joelmir Inácio, com músicas em ritmo sertanejo, músicas que alimentam nosso espírito, nosso ser. Na homilia, frei Gilvander denunciou o agronegócio, o hidronegócio e todos os projetos econômicos que usam e abusam da mãe terra e da irmã água. E conclamou todos/as os/as romeiros/ras de Santo Antônio a se tornarem também Romeiros e Romeiras da mãe terra e da irmã Água. Após a missa, um lindo show cultural com o trio sertanejo, com artistas locais, apresentações de crianças e do Terno de Rosas, de Januária, MG, que é um Grupo de Mulheres que canta, dança e nos encanta. Uma maravilha!
Funcionários do IEF (Instituto Estadual de Florestas) falaram da importância e necessidade da preservação ambiental e distribuíram mais de 500 mudas de árvores do cerrado. O povo,  com muita alegria, levou todas as mudas que serão plantadas e cultivadas para as próximas gerações.
Vários momentos foram registrados em vídeo e serão disponibilizados no youtube, no blog da 20ª Romaria, em várias páginas de facebook e em watssap.
Gratidão a todos/as que prepararam e participaram.
Em tempo: Outras 4 pré-romarias acontecerão ainda antes da Celebração Final da 20a Romaria das águas e da terra de Minas Gerais em Unaí, no noroeste de MG, dia 23 de julho de 2017, das 06h00 às 17h00. São elas: 8a) Na cidade de Urucuia, pré-romaria será dia 23/6/2017; 9a) Na cidade de Três Marias, na beira do rio São Francisco haverá pré-Romaria dia 25/6/2017, das 08h00 às 13h00; 10a) Na cidade de Bonfinópolis, pré-romaria será dia 01/7/2017; 11a) Na cidade de Unaí, no bairro Chácaras do rio Preto, a 11a pré-Romaria acontecerá dia 01/7/2017 a partir das 7h30.
Um abraço fraterno e até Unaí, no noroeste de MG, dia 23/7/2017, onde acontecerá a Celebração Final da 20ª Romaria das Águas e da Terra do estado de Minas Gerais, das 06h00 às 17h00. Organize caravanas e venham celebrar, caminhar e fortalecer as lutas por direitos fundamentais em defesa da dignidade humana e da dignidade da mãe terra, da irmã água e de toda a biodiversidade.

Veja também os vídeos e textos que estão no Blog da 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário