Postagem em destaque

Carta aos Efésios: todos são família de Deus. Por frei Gilvander

terça-feira, 2 de maio de 2017

PRÉ-ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA EM URUANA DE MINAS: é a 20ª Romaria das águas e da terra de MG acontecendo processualmente.

PRÉ-ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA EM URUANA DE MINAS: é a 20ª Romaria das águas e da terra de MG acontecendo processualmente.


A 20ª Romaria das águas e da terra de Minas, em 2017, que terá como Celebração Final dia 23 de julho de 2017, na cidade de Unaí, no noroeste de Minas, Diocese de Paracatu, tem como Tema: Povos da Cidade e do Sertão Clamando por Água, Terra e Pão; e como Lema: Povos, Rios, Veredas e Nascentes são Dons de Deus em Romaria e Resistência; e foi organizada para acontecer de forma processual com mais de oito pré-romarias em oito Cidades. A 1ª Pré-Romaria aconteceu no dia 01 de maio de 2017, data marcante por ser o dia dos/as Trabalhadoras/res. O Município de Uruana de Minas, uma Nazaré brasileira com 3.500 habitantes, abraçou a 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais de forma muito calorosa. Antes da realização da Pré-Romaria, a Comissão organizadora, presidida por Dezim Gomes, visitou todas as escolas do Município e do distrito de Sagarana, pertencendo ao município de Arinos, MG, as Igrejas Evangélicas e lançou o convite a todos e realmente a participação se deu de forma muito efetiva. Visitamos os rios e as veredas do Município, fizemos registro fotográfico e identificamos que graves são os problemas com a água no município de Uruana de Minas, cidade conhecida como “Cidade das Cachoeiras”, A degradação ambiental, a falta de conservação das nascentes e a instalação de pivôs para irrigação de monoculturas têm comprometido a vida dos rios em Uruana de Minas.
Na Praça de Eventos, após uma Caminhada desde a Praça da Bíblia e após uma inspiradora Celebração Ecumênica, apresentamos no telão imagens da nascente Veredas dos Porcos, totalmente degradada; do Rio do Galho – localizado no Distrito do Cercado -, que secou no ano de 2016 devido à instalação de pivôs de irrigação; da Cachoeira da Jiboia, com mais de 150 metros de queda livre de água, cartão postal de Uruana, que praticamente secou no ano de 2016; do Córrego Pastos dos Bois, que está agonizando; do Rio São Miguel que teve seu nível da água rebaixado de forma absurda, além de outros rios locais. Debateu-se também, o agronegócio – agricultura mecanizada em forma de monoculturas com uso indiscriminado de agrotóxicos, trabalho escravo e uso abusivo de água - e a utilização de agrotóxicos que envenena a terra, as águas, o ar, os trabalhadores e os alimentos, além de ser fator desencadeante de diversas doenças: câncer, alzheimer, alergias, etc.
Durante a realização da Pré-Romaria a programação foi intensa: iniciou-se na Praça da Bíblia com o plantio de uma muda de Baru, arvore típica da região de até 25 metros de altura com tronco podendo atingir 70 cm de diâmetro, possui copa densa e arredondada. Sua madeira é resistente, produz um fruto (o baru), que é um legume lenhoso, castanho e que traz inúmeros benefícios para a saúde. Plantar esta muda no local teve o objetivo de deixar registrado um marco da Pré-Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, no Município de Uruana de Minas. O plantio foi feito por autoridades religiosas de diversas denominações com a participação do Prefeito Municipal, Sr. Ronaldo Morais. Logo após toda a comunidade – cerca de 2.500 pessoas - seguiu em caminhada, com muita alegria, cantos, gritos de pedidos de proteção às águas e à terra, conduzidos pelo Padre Preguinho, Frei Gilvander e Dezim, em direção à Praça de Eventos, local onde aconteceram diversas ações, primeiramente uma Cerimônia Religiosa Ecumênica com a presença do administrador paroquial padre Genilson, Padre Geraldo (Preguinho), Padre Geraldo Simonides, Frei Gilvander, Diácono Randolfo, e pastores das Igrejas Evangélicas: Pr. Silas - Igreja Presbiteriana Renovada; Pr. Jeremias – Igreja Assembleia de Deus-Ministério Jesus é a Verdade; Pr. Job  - Igreja ICEIA. No momento do ofertório foram apresentadas mudas de plantas típicas da região doadas pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF), pelo Sr. Daniel – engenheiro agrônomo - e pela engenheira Adriana, foram apresentados água, terra, pão e instrumentos de trabalho.
Durante a solenidade, a advogada Tatiane Rocha e a engenheira ambiental Jeane fizeram uma homenagem póstuma ao Fábio Odair (Fabinho), poeta local que dedicou sua vida a falar da importância da conservação do meio ambiente. Foi entregue uma placa à família do homenageado. Após a celebração religiosa foram feitas diversas apresentações culturais, todas dentro do Tema e do Lema proposto pela 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais: os alunos da Escola Municipal Balão Mágico, da Educação Infantil, apresentaram um jogral; alunos da Creche Municipal Gustavo Campos fizeram uma linda apresentação sobre a importância da água; o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social -, sob a coordenação do professor Leonardo apresentou uma coreografia; A Escola Municipal Gustavo Capanema participou de forma intensa com: Apresentação de Paródia; de Coreografia da Música “Olha a Água” com as alunas Gleyce e Geovanna, Declamação do Xote Ecológico; Coreografia da Música Planeta Azul; A Igreja Assembleia de Deus, Ministério Jesus é a Verdade, apresentou uma linda coreografia, houve a apresentação de uma Peça Teatral da Igreja Católica, escrita pela advogada Tatiane Rocha: O julgamento do ser humano pela destruição do Planeta Terra; apresentação das fiandeiras de Riachinho, Uruana e Sagarana, que fiavam e cantavam músicas e uma das principais apresentações foram o registro fotográfico e vídeos com depoimentos do vereador Geraldo e Sr. Nelson Botelho, do Distrito do Cercado, que falaram sobre a degradação do rio do Galho, que secou no ano de 2016, devido à instalação de pivôs para irrigação. Falou-se também da situação de cada rio da cidade, apresentação realizada por Dezim e pela professora Ana Maria, conforme mencionado acima.
A Pré-Romaria em Uruana de Minas finalizou-se com um show com apresentação dos cantores de Sagarana: Tiago e Juliana, Sr. Justino da Viola, Nequinho e Welder, cantores de Uruana e fechou com uma belíssima apresentação da Banda Concertão, de Arinos. Importante registrar o empenho das seguintes pessoas para que o evento se concretizasse: Dezim, que presidiu a Comissão Organizadora; nosso administrador paroquial padre Genilson; Aledi, Secretária Municipal de Cultura; a Professora Ana Maria; Darlan, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico; Galba Lourenço, secretário Municipal do Meio Ambiente; vereadores Leonir, Geraldo da Mota e José Antônio; Luana, da Pastoral da Criança; Walmir, membro do Conselho Paroquial e da equipe de música (na pessoa que agradecemos os demais músicos que participaram do evento); Tatiane Rocha, advogada e membro do Conselho Paroquial; Jeane, engenheira ambiental; Maria Antônia, da Associação Pastos dos Bois; Selma Nunes, assessora do Dep. Federal Padre João; Andréia, da Comunidade Sagarana e representante do CRESERTÃO. No dia da Pré-Romaria tivemos o apoio na montagem do palco e outras ações das seguintes pessoas: servidor Lindomar, do Sr. Adilson, do Secretário de Esporte Robertinho, Leonardo, do CRAS, Sra. Sebastiana (Tiana), as funcionárias da Casa Paroquial: Sra. Vitalina e Dediane.  Além, é claro, de todos as pessoas, crianças, jovens, adultos que participaram da Pré-Romaria através das apresentações. Prestigiou nosso evento a CÁRITAS Diocesana de Paracatu e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), pessoas dos municípios de Riachinho, Arinos, Urucuia, Três Marias, Unaí, Brasília, além, é claro, do nosso povo das Comunidades do campo, dos Assentamentos locais, Comunidade de Sagarana, Distrito do Cercado e de outros Municípios vizinhos.
A renda do jantar que foi vendido no local será 100% revertida em prol das obras do Hospital do Câncer que está sendo construído em Unaí, pela Anmecc – Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer.
Durante a Pré-Romaria foram apresentadas críticas contundentes sobre reforma trabalhista e a Reforma da Previdência. No dia do/a trabalhador/a, o Povo de Uruana de Minas se manifestou dizendo NÃO a este ataque dos Governantes aos direitos fundamentais e sociais do povo brasileiro.
Essa Pré-Romaria foi o primeiro evento desta dimensão no Município em Uruana de Minas que debateu, estudou, pesquisou e reuniu lideranças religiosas, políticas de diversos partidos, a Polícia Militar, o Conselho Tutelar, escolas e a comunidade como um todo para tratar de assuntos de interesse comum e de grande importância. Assim, registramos nossos agradecimentos a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização da 1ª Pré-Romaria da 20ª Romarias das águas e da terra de Minas, em Uruana de Minas. E na pessoa de Frei Gilvander Moreira, Uruana de Minas agradece a toda a Coordenação Geral da 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais que não mediram esforços para nos orientar e participar conosco. Deixando registrado que em Uruana de Minas os trabalhos prosseguirão com reuniões para conscientização, revitalização das nascentes, e implementação de ações que visam proteger o Meio Ambiente, nossa Casa Comum, nosso bem Coletivo. A Comissão Organizadora da Pré-Romaria em Uruana de Minas se torna daqui pra frente Comissão Permanente de luta em defesa das águas, da terra, dos povos e de toda a biodiversidade, no pós-Romaria. A luta continua!






Nenhum comentário:

Postar um comentário