Postagem em destaque

Carta aos Efésios: todos são família de Deus. Por frei Gilvander

domingo, 23 de julho de 2017

CARTA-COMPROMISSO DA 20ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DE MINAS GERAIS. UNAÍ, NOROESTE DE MINAS, DIOCESE DE PARACATU, 23/7/2017.

CARTA-COMPROMISSO DA 20ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DE MINAS GERAIS.
UNAÍ - NOROESTE DE MINAS, DIOCESE DE PARACATU, 23/7/2017.


 Sob a inspiração da Campanha da Fraternidade de 2017 – Fraternidade e Biomas Brasileiros – sob a proteção de São Francisco de Assis, patrono da Romaria das águas e da terra, e sob a bênção de Maria - a Mãe de Jesus -, nós, romeiras e romeiros da mãe terra e da irmã água, de várias dioceses do Estado de Minas e de outros estados e de todas paróquias de Unaí, no dia 23 de julho de 2017, participamos da 20ª Romaria das águas e da terra de Minas Gerais.
Caminhando à luz do tema: Povos da Cidade e do Sertão, Clamando por Água, Terra e Pão; e do Lema: Povos, Rios, Veredas e Nascentes são Dons de Deus em Romaria e Resistência. Realizamos 12 pré-romarias em: Uruana de Minas, Buritis, Arinos, Chapada Gaúcha, Serra das Araras, Urucuia, Santo Antônio do Boqueirão, Três Marias, São Gonçalo do Abaeté, João Pinheiro, Bonfinópolis de Minas e Unaí. Fizemos uma Caravana Cultural com sete Shows Eco Lógico em sete cidades. Oitenta missionárias/os vindas/os de várias regiões de Minas, de Campinas e da Prelazia de São Félix do Araguaia, MT, fizeram uma semana de Missão em preparação para a 20ª Romaria nas 4 paróquias de Unaí, em comunidades urbanas e camponesas. Fomos muito bem acolhidas/os pelo povo das comunidades. O bispo dom Jorge Alves Bezerra, da Diocese de Paracatu, acolheu com alegria e deu todo apoio à preparação e à realização da 20ª Romaria, que afirmou em todo o processo a necessidade da luta em defesa das águas; da luta contra os agrotóxicos; da defesa da produção de alimentos saudáveis; da terra e da água como dons de Deus e não como mercadorias; da luta contra as monoculturas e a mineração; reconhecendo a dinâmica da Romaria como bênção para o povo e para o meio ambiente do noroeste.
As/os missionárias/os voltaram radiantes das missões, porque experimentaram a presença do Deus da vida no meio do povo, ouviram muitas histórias e clamores por água, terra e pão, visitaram centenas de famílias, refletiram e celebraram a fé na luta pela mãe terra e pela irmã água. Quanta fé!  Quanta resistência e sabedoria! As missões também revelaram muitos problemas e desafios experimentados pelas comunidades rurais: nascentes, córregos e rios sendo secados, muitas pessoas adoecidas. O desmatamento e as monoculturas com uso abusivo de água estão causando desertificação no noroeste de Minas. Unaí e Paracatu são municípios campeões em área irrigada e em número de pivôs, mais de 150.000 hectares de lavoura irrigada. No noroeste há 77 assentamentos de reforma agrária, muitos estão precisando de caminhão pipa para o abastecimento humano. Temos o compromisso de revertermos esta situação, de modo que, as águas e a terra sejam preservadas como Dádivas de Deu para as gerações futuras e para todos os organismos vivos. Na Caminhada da 20ª Romaria fizemos três paradas: na ponte do Rio Preto, onde ouvimos o GRITO DA IRMÃ ÁGUA; na Praça da Matriz, a Palavra bíblica e do nosso pastor - Papa Francisco - e na Praça São Cristóvão, o GRITO DA MÃE TERRA.
A mãe terra é um grande organismo vivo e a irmã água é seu sangue. Que bênção! Com cantos, denúncias e anúncios celebramos a nossa 20ª Romaria das águas e da terra de Minas Gerais, confiantes que em mutirão pela vida – os povos da cidade e do sertão - clamando por água, terra e pão – construiremos um novo céu e uma nova terra (Isaías 65,17-25) com nascentes, veredas, córregos e rios – revitalizados e assumidos como dons de Deus em Romaria e Resistência! Amém, Axé, Awerê, Aleluia, Uai!



3 comentários:

  1. É preciso que estejamos atentos. Só seremos ouvido pelo poder público se votarmos por candidatos interessado em defender a causa.

    ResponderExcluir
  2. É preciso que estejamos atentos. Só seremos ouvido pelo poder público se votarmos por candidatos interessado em defender a causa.

    ResponderExcluir
  3. A Maior Palhaçada que já ouvi. Irmã água e mãe terra. Baindo de idólatras, estão implantando uma filial do inferno na terra. palhaçada, idolatria infernal. Leiam a bíblia e param de ficar inventando algo tão abominável, idólatra e controvérso ao que DEUS ensina em sua Palavra. Se convertam bando de IDÓLATRAS!!!

    ResponderExcluir