Postagem em destaque

Carta aos Efésios: todos são família de Deus. Por frei Gilvander

terça-feira, 13 de junho de 2017

7ª pré-Romaria da 20ª Romaria das Águas e da Terra de MG, em Santo Antônio do Boqueirão, no município de Unaí, dia 11/6/2017: de romeiros de Santo Antônio a Romeiros da mãe terra e da irmã água.

7ª pré-Romaria da 20ª Romaria das Águas e da Terra de MG, em Santo Antônio do Boqueirão, no município de Unaí, dia 11/6/2017: de romeiros de Santo Antônio a Romeiros da mãe terra e da irmã água.


Entre 15 e 16h00, dia 11/6/2017, aconteceu a 7ª pré-Romaria da 20ª Romaria das Águas e da Terra de MG, em Santo Antônio do Boqueirão, no município de Unaí. Diante do Santuário Antigo de Santo Antônio do Boqueirão, os romeiros e romeiras de Santo Antônio se aglomeraram e, primeiro, ouvimos, nos deliciamos e acompanhamos um trio que cantou músicas sertanejas que falam da terra, das águas e da vida camponesa. Depois frei Geraldo D’Abadia invocou a santíssima trindade cantando em ritmo de reisado. A Bíblia foi trazida por um grupo de crianças. Ouvimos o Evangelho do Encontro de Jesus Cristo com a Samaritana em um poço (João 4), encontro inspirador e revolucionário. Frei Gilvander fez uma reflexão falando da mística e da espiritualidade da romaria das águas e da terra. A irmã Célia apresentou várias afirmações do papa Francisco a partir da Encíclica Louvado Sejas. A imagem de São Francisco, patrono da romaria das águas e da terra, foi acolhida pelos romeiros/ras. Frei Geraldo comentou: Santo Antônio é filho de São Francisco, que há 800 anos nos convida para a vivência da fraternidade universal. São Francisco de Assis já dizia: “irmã água ...”. A Imagem de São Francisco foi levada para o Santuário novo e grande, que está em construção. Uma bênção água foi feita e todos os romeiros e romeiras, tocados por uma gota de água, foram convidados a se tornarem romeiros e romeiras da mãe terra e da irmã água.
Um romeiro de Vazante, perto de Paracatu, denunciou que a mineradora Votorantin já secou mais de 10 quilômetros lá e está deixando um rastro de devastação socioambiental.
Saímos de lá com as bênçãos e as boas energias de Santo Antônio do Boqueirão e dos romeiros. Dezenas de carros de boi, na praça do carreiro, ao lado do santuário, sinalizavam a beleza e a importância de cultivarmos a cultura camponesa e com ela uma boa relação com a natureza. A biodiversidade está sendo sacrificada. O capitalismo, o agronegócio, o hidronegócio e os capitalistas estão fazendo uma enorme Sexta-feira da Paixão com a mãe terra, a irmã água e toda a biodiversidade. Eis algumas fotos que fizemos antes da pré-romaria de Santo Antônio do Boqueirão, em Unaí, no álbum em anexo.

Em tempo: Outras 4 pré-romarias acontecerão ainda antes da Celebração Final da 20a Romaria das águas e da terra de Minas Gerais em Unaí, no noroeste de MG, dia 23 de julho de 2017, das 06h00 às 17h00. São elas: 8a) Na cidade de Urucuia, pré-romaria será dia 23/6/2017; 9a) Na cidade de Três Marias, na beira do rio São Francisco haverá pré-Romaria dia 25/6/2017, das 08h00 às 13h00; 10a) Na cidade de Bonfinópolis, pré-romaria será dia 01/7/2017; 11a) Na cidade de Unaí, no bairro Chácaras do rio Preto, a 11a pré-Romaria acontecerá dia 01/7/2017 a partir das 7h30.

Um abraço fraterno e até Unaí, no noroeste de MG, dia 23/7/2017, onde acontecerá a Celebração Final da 20ª Romaria das Águas e da Terra do estado de Minas Gerais, das 06h00 às 17h00. Organize caravanas e venham celebrar, caminhar e fortalecer as lutas por direitos fundamentais em defesa da dignidade humana e da dignidade da mãe terra, da irmã água e de toda a biodiversidade.

Veja também os vídeos e textos que estão no Blog da 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário